domingo, 16 de dezembro de 2012


O QUE É ESTRELA DO ORIENTE




            A Ordem da Estrela do Oriente foi fundada em 1850 por Rob Morris, Mestre Maçom e Grão-Mestre do Estado de Kentucky – EUA sendo uma das mais sólidas instituições existentes no mundo e ligada a Maçonaria Universal.

            Atualmente a Ordem está presente em todos os continentes, possuindo cerca de 1.200.000 membros. No Brasil os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espirito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia e o Distrito Federal possuem Capítulos da Estrela do Oriente.

            A Ordem é uma instituição considerada paramaçonica, instituida com a finalidade de congregar a familia maçônica, sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ser Supremo.

            Dela fazem parte homens, Mestres Maçons e, mulheres de bons princípios e valores espirituais, não sendo contudo uma religião, nem uma sociedade feminista, muito menos uma maçonaria mista ou feminina.

A Ordem tem como propósito, através de seus trabalhos ritualísticos ressaltar qualidades morais e espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade, servir ao próximo e dar suporte a Ordem Internacional das Filhas de Jó.

            As reuniões dos Capítulos são realizadas em Templos Maçonicos ou Salas Capitulares.

            Para ser membro da Estrela do Oriente, no caso do homem, deve ser Mestre Maçom regular e no caso das mulheres, é preciso ser esposa, viúva, filha, filha adotiva, mãe, madrasta, irmã, neta, avó, bisavó, sobrinha, nora, sogra ou cunhada de Mestre Maçom regular, e que tenha mais de 18 anos completos.

            A Maçonaria honra-nos com o indispensável patrocínio e imprime as regras de ingresso e convivência, assim como a disciplina e a ética. Todavia, a Estrela do Oriente desenvolve liturgia própria sem paralelo ou referência com as praticadas pela Franco-Maçonaria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário