sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


Dúvidas mais freqüentes sobre a 

Ordem da Estrela do Oriente


Pergunta – A Estrela do Oriente é maçonaria feminina ou maçonaria mista?

Resposta – Nem uma coisa nem outra. A Ordem da Estrela do Oriente é uma organização paramaçônica (paralela à Maçonaria), criada nos Estados Unidos por um Mestre Maçom em 1850, para que as mulheres pudessem participar de alguma atividade ritualística, já que a Maçonaria não admite mulheres como membros. Então foi criado um Ritual próprio, totalmente diferente dos Rituais Maçônicos, para que elas passassem a ter um papel mais ativo na comunidade maçônica.

Pergunta – Então a Estrela do Oriente é uma Ordem feminina?
Resposta – Não, ela é uma organização mista, porque acolhe igualmente como membros Mestres Maçons e mulheres com parentesco maçônico. Uma vez iniciados na Estrela do Oriente, homens e mulheres tornam-se Irmãos. 

Pergunta – A Estrela do Oriente não é só para esposas de maçom?
Resposta – Não. Podem ser membros da Ordem, além dos próprios Mestres Maçons, as mulheres acima de 18 anos que sejam mães, viúvas, irmãs, esposas, filhas, filhas legalmente adotadas, enteadas, sobrinhas, netas, bisnetas, sobrinhas-netas, sogras, meio-irmãs, filhas de padrasto ou madrasta, avós, cunhadas ou noras de um Mestre Maçom. 

Pergunta – Marido e mulher devem ser iniciados juntos?
Resposta – Não necessariamente. A vantagem da iniciação “casada” é que um estimula o outro a comparecer às reuniões e se engajar no trabalho da Ordem. Mas a mulher pode se tornar membro da Ordem da Estrela do Oriente mesmo que o Mestre Maçom que lhe dá o parentesco não queira ser, ele próprio, iniciado. O contrário também é verdadeiro: um Mestre Maçom pode tornar-se membro da Ordem da Estrela do Oriente mesmo que sua esposa/filha/mãe/etc. não deseje ser iniciada. 

Pergunta – Por que as reuniões ocorrem dentro dos Templos Maçônicos?
Resposta – Na verdade, o Templo Maçônico é adaptado e se transforma temporariamente em uma Sala Capitular, para receber as reuniões da Estrela do Oriente. Os símbolos são substituídos por outros e o arranjo dos móveis também é diferente. O espaço do Templo é só um empréstimo, do mesmo modo como ocorre com outras Ordens paramaçônicas que também se reúnem nos Templos maçônicos.

Pergunta – Sou Mestre Maçom. Posso assistir as reuniões ritualísticas da Estrela do Oriente?
Resposta – Não. À semelhança da Maçonaria, somente os iniciados podem ter acesso às reuniões. Por tratar-se de Ordens diferentes, o Mestre Maçom precisa se iniciar na Ordem da Estrela do Oriente para poder freqüentá-la. 

Pergunta – Mas, como Maçom, tenho livre acesso às reuniões ritualísticas de outras Ordens paramaçônicas, como DeMolay, Filhas de Jó, Garotas do Arco-íris e Lowtons. Por que não a Estrela do Oriente?
Resposta – As Ordens para crianças e jovens foram criadas para influenciar positivamente o caráter e o desenvolvimento de nossos jovens, dentro dos valores cultivados pela Maçonaria. Por serem cidadãos em formação, e também menores de idade, precisam da tutela, orientação e proteção dos Maçons, que têm livre acesso porque são os pais e/ou responsáveis por esses jovens. Já a Estrela do Oriente é uma organização para adultos, não precisa de tutela. Os Mestres Maçons são bem-vindos como membros, para somar forças e para vivenciar a fraternidade e a igualdade entre homens e mulheres.

Pergunta – E se eu for Grão-Mestre/ Venerável Mestre/ Assessor de Assuntos Paramaçônicos/ ou outra autoridade maçônica? Posso assistir as reuniões ritualísticas da Estrela do Oriente?
Resposta – Não, nem mesmo assim. É preciso entender que são duas Ordens diferentes. A iniciação maçônica é pré-requisito para que um homem se torne membro da Estrela do Oriente, mas não substitui a Cerimônia de Iniciação da Ordem da Estrela do Oriente. 

Pergunta – Como vou saber se eu quero ser um membro da Ordem da Estrela do Oriente se eu conheço tão pouco a respeito dela?
Resposta – Como toda Ordem iniciática, a Estrela do Oriente tem alguns “segredos”. Um profano, antes de entrar para a Maçonaria como Aprendiz, pouco ou nada sabe a seu respeito. O candidato “dá um passo no escuro” e só depois de iniciado é que começa a conhecer essa antiga instituição. Da mesma forma, a Estrela do Oriente espera que seus candidatos confiem na pureza e na verdade da Ordem. A vantagem é que os nossos quadros são recrutados dentro da comunidade maçônica, entre pessoas selecionadas e já acostumadas a um ambiente fraterno. A mudança não é muito brusca e o ideal de fraternidade é parecido. 

Pergunta – Qual o objetivo da Ordem da Estrela do Oriente? Qual a sua finalidade?
Resposta – Se uma pessoa souber qual o objetivo da Maçonaria, estará bem perto de compreender a finalidade da Estrela do Oriente, pois o coração e a mente femininos também comportam aspirações elevadas e nobres propósitos, como os dos maçons. Tornar-se um ser humano melhor, praticar a caridade e servir ao próximo são alguns dos ideais da Estrela do Oriente. 

Pergunta – Mas, para conseguir fazer isso, ninguém “precisa” ser um membro da Estrela do Oriente. 
Resposta – E nem da Maçonaria. Mas os rituais e objetivos dessa fraternidade auxiliam as pessoas a aperfeiçoar sua conduta e seu comportamento, ajudando-as em seu desenvolvimento para tornarem-se seres humanos melhores.

Pergunta – Em minha Loja, as mulheres já participam do Departamento Feminino e já fazem ações beneficentes. Qual a vantagem de entrar para a Estrela do Oriente?
Resposta – São coisas bem diferentes. Na Ordem da Estrela do Oriente, elas passam por uma iniciação e tornam-se membros de uma fraternidade que está presente em quase todos os países, com mais de um milhão de membros. Elas têm também a oportunidade de trabalhar sua personalidade e seu lado espiritual, pelos ensinamentos contidos no nosso Ritual. Além do mais, a Estrela do Oriente não é só para as esposas, mas também para as filhas, irmãs, mães, viúvas, noras, enteadas e outras parentes de Mestres Maçons que, antes, tinham pouca ou nenhuma participação na comunidade maçônica. 

Pergunta – Se as cunhadas forem iniciadas na Ordem da Estrela do Oriente o Departamento Feminino da Loja será extinto?
Resposta – Não, a não ser que seja esse o desejo da Loja, ao criar um Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente exclusivamente para seus membros e parentes femininas. Geralmente, os Capítulos da Ordem da Estrela do Oriente são administrativamente independentes das Lojas e, inclusive, reúnem pessoas oriundas de várias Lojas, o que não interfere na participação que esses membros têm em suas respectivas Lojas. 

Pergunta – Como se reconhece um membro da Ordem da Estrela do Oriente?
Resposta – Os maçons têm gestos e palavras através dos quais se reconhecem como Irmãos. Do mesmo modo, os membros da Ordem da Estrela do Oriente têm sinais, toques e palavras de passe que os fazem reconhecer-se como Irmãos e Irmãs. 

Pergunta – Por que o emblema da Ordem é uma estrela “invertida” (“de cabeça para baixo”)?
Resposta – Na verdade, a estrela não está invertida. Ela aparece nos documentos da Ordem com duas pontas “para cima” e uma ponta “para baixo” porque é essa a representação gráfica mais fiel para a visão que se tem ao contemplar a Estrela, quando se está no Ocidente. A Estrela, dentro da Sala do Capítulo, fica na posição horizontal, na forma de um tapete que é colocado no centro da Sala. Portanto, nenhuma de suas pontas está “para cima” ou “para baixo”. Na verdade, a ponta branca fica voltada para o Ocidente, por razões ritualísticas. 

Pergunta – Por que Aprendizes e Companheiros não podem ser membros da Estrela do Oriente?
Resposta – Porque nos Estados Unidos, onde a Ordem foi criada, os estágios equivalentes aos de Aprendiz e Companheiro são uma espécie de “período probatório” bem curto. Lá, quem abandona a Maçonaria antes de tornar-se Mestre não chega a ser considerado Maçom. No Brasil é um pouco diferente mas, como as Leis da Ordem são as mesmas para todos os países, não podemos aceitar Aprendizes e Companheiros como membros, nem tampouco suas parentes femininas. Mais tarde, quando conquistam o grau de Mestres Maçons, seu caminho para ingressar na Estrela do Oriente está liberado. 

Pergunta – Quero ingressar na Ordem, mas o Capítulo que já existe na minha cidade é patrocinado pela Grande Loja e eu sou maçom do Grande Oriente (ou vice-versa). É possível abrir um outro Capítulo na mesma cidade?
Resposta – Sim, é possível, mas não é necessário.Um mesmo Capítulo pode ter membros de várias Lojas, de Potências Maçônicas diferentes, desde que sejam Potências reconhecidas pela Grande Loja de Washington, D.C. (Estados Unidos), onde se situa a sede do Grande Capítulo Geral da Ordem da Estrela do Oriente. No caso do Brasil, por enquanto, somente as Grandes Lojas estaduais e o Grande Oriente do Brasil são potências maçônicas reconhecidas e autorizadas a operar com a Ordem da Estrela do Oriente.

Pergunta – O Capítulo deve obediência à Potência que o está patrocinando?
Resposta – Não. Por se tratar de uma outra instituição, distinta da Maçonaria, a Ordem da Estrela do Oriente tem leis e autoridades próprias. Sua instância máxima é o Grande Capítulo Geral, que fica nos Estados Unidos. Assim, um Capítulo da Estrela do Oriente não está subordinado a Potência Maçônica alguma. Sua relação com as Potências é sempre de respeito e cooperação porque, como Ordem paramaçônica, a Estrela do Oriente busca seus membros na comunidade maçônica, quase sempre “misturando” pessoas de Potências diferentes.A Estrela do Oriente nunca vai contra a Maçonaria, ela sempre se coloca a seu lado e à disposição, como força complementar. Ela existe para somar, não para dividir.

Pergunta – Então, o que significa o patrocínio?
Resposta – Significa “apoio”.  É para garantir a existência de um local adequado para o novo Capítulo se reunir. Na verdade, a expressão mais adequada seria “apadrinhamento” e não “patrocínio”. Pode-se abrir um novo Capítulo da Ordem se alguma Loja Maçônica, jurisdicionada a uma Potência reconhecida, assinar um formulário de patrocínio, após deliberação e aprovação em assembléia. Ou, então, se a própria Potência Maçônica assumir o patrocínio. Esse documento sinaliza para o Grande Capítulo Geral (sede mundial da Ordem da Estrela do Oriente) que, naquela cidade, a Maçonaria (ou pelo menos parte dela) concorda com a presença da Estrela do Oriente. Não se trata de dinheiro, pelo menos não necessariamente. É verdade que a abertura de um Capítulo envolve custos e que, muitas vezes, a Loja patrocinadora banca essas despesas, no todo ou em parte. Isso não coloca o Capítulo sob a autoridade dessa Loja, mas sim sob sua proteção. Uma vez em funcionamento, cada Capítulo deverá caminhar com suas próprias pernas, no que se refere a finanças. Com relação a Leis, o que vale é a Constituição do Grande Capítulo Geral.

Pergunta – Isso quer dizer que, se houver alguma “confusão” no Capítulo, a Loja patrocinadora não vai poder interferir para “resolver”?
Resposta – Exatamente. Os problemas de um Capítulo devem ser resolvidos por seus próprios membros (que são todos adultos), de acordo com as leis e regulamentos do Grande Capítulo Geral. Nos casos em que houver necessidade de arbitragem, deve-se recorrer às autoridades da própria Ordem da Estrela do Oriente, conforme a hierarquia especificada na Constituição, Regras e Regulamentos do Grande Capítulo Geral. Mas se um Capítulo estiver funcionando corretamente, dentro dos preceitos da Ordem da Estrela do Oriente, a harmonia estará assegurada e dificilmente haverá espaço para “problemas”.
 
Fonte: Capítulo Moral e Justiça  - Belo Horizonte - MGIrmão Rodrigo Sampaio Cravo

Nenhum comentário:

Postar um comentário