sábado, 29 de dezembro de 2012


Perfil dos cargos de Oficial de um Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente

Digna Matriarca
É um cargo eleito, desempenhado sempre por uma mulher. Primeiramente, é preciso entender que o cargo de Digna Matriarca não é de comando, e sim de liderança. Todas as decisões de um Capítulo são feitas coletivamente, pelo voto direto dos Irmãos consultados dentro das reuniões ritualísticas. Uma Digna Matriarca tem o encargo de dirigir os trabalhos, pautar os assuntos (embora outros membros também possam propor assuntos para serem votados) e coordenar todas as atividades do Capítulo. A pessoa indicada para esse cargo deve ter uma liderança carismática, isto é, ser querida pelos membros do Capítulo e trabalhar com dedicação, estimulando a participação dos demais com simpatia e com seu exemplo de trabalho. Que seja organizada e saiba planejar com antecedência os eventos e os assuntos tratados em reunião. É desejável uma boa dicção, já que a pessoa vai presidir as reuniões,
mas não é necessário ser uma grande oradora.

Digno Patriarca
É um cargo eleito, desempenhado sempre por um Irmão (Mestre Maçom). Representa a Maçonaria dentro da Ordem. Ritualisticamente, trabalha na abertura do Capítulo (parte inicial
de toda reunião) e durante a cerimônia de iniciação (ele tem que tomar o juramento aos candidatos), presidindo as reuniões juntamente com a Digna Matriarca. Deve estar sempre presente e ajudar no que for preciso. O Digno Patriarca deve se utilizar da sua condição de maçom para divulgar a Ordem nas Lojas, estimulando a participação dos maçons. O Digno Patriarca e a Digna Matriarca não têm que ser marido e mulher, ou seja, qualquer Irmã poderá ser
Digna Matriarca e qualquer Irmão poderá ser Digno Patriarca. Não é necessário que eles sejam um casal mas, se o forem, também não há problema algum.

Matriarca Assistente
É um cargo eleito. Substitui a Digna Matriarca quando ela não pode comparecer à reunião. Seria desejável que a pessoa que ocupa esse cargo assumisse a posição de Digna Matriarca na gestão seguinte, mas isso não é obrigatório. Tem a obrigação de participar ativamente do Capítulo, como qualquer membro, mas sua responsabilidade é ainda maior que a dos outros membros, porque deve dar exemplo a eles e também pela probabilidade de vir a ser a próxima Digna Matriarca.

Patriarca Assistente
É um cargo eleito. Substitui o Digno Patriarca quando ele não pode comparecer à reunião. Seria desejável que a pessoa que ocupa esse cargo assumisse a posição de Digno Patriarca na gestão seguinte, mas isso não é obrigatório. Tem a obrigação de participar ativamente do Capítulo, como qualquer membro, mas sua responsabilidade é ainda maior que a dos outros membros, porque deve dar exemplo a eles e também pela probabilidade de vir a ser o próximo Digno Patriarca.

Secretária(o)
É um cargo eleito. O cargo de maior responsabilidade do Capítulo. Pode ser desempenhado por uma Irmã ou por um Irmão. Cabe a essa pessoa arrecadar todo o dinheiro do Capítulo: cobrar e receber as mensalidades (passando os recibos), receber dinheiro da prestação de contas de convites e rifas, doações, enfim, todo o dinheiro do Capítulo passa primeiramente 1 / 3 Perfil dos cargos de Oficial de um Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente pela Secretaria e é repassado para a Tesouraria mediante recibo. O Secretário (ou Secretária) mantém um livro-caixa oficial, que é fiscalizado toda gestão e deverá bater com o livro-caixa da Tesouraria. É responsável também pelas atas das reuniões, por receber e emitir correspondência, por manter em ordem e atualizados todos os arquivos e registros do Capítulo (livro rol, formulários, documentos etc), por preparar e enviar todos os anos o Relatório Anual para o Grande Capítulo Geral. Mantém também um livro onde deve registrar os dados de cada membro do Capítulo, seguido de todos os pagamentos efetuados por cada um. O trabalho não é difícil mas exige disciplina e dedicação. A pessoa que desempenhará esse cargo deve ser organizada e responsável, para que o Capítulo esteja sempre em ordem.

Tesoureira(o)
É um cargo eleito. Pode ser um Irmão ou uma Irmã. Recebe o dinheiro do Capítulo das mãos da(o) Secretária(o), entregando-lhe um recibo. É responsável pela guarda do dinheiro e pelo arquivo de todas as notas fiscais e comprovantes de despesa do Capítulo. A conta bancária do Capítulo deve ter como titulares a(o) Tesoureira(o) e a Digna Matriarca. Mantém um livro-caixa oficial, que deve bater com o livro da Secretaria. A pessoa tem que ter idade para abrir conta em banco, e responsabilidade para manter os registros do livro-caixa sempre corretos e em dia.

Condutora
É um cargo eleito. Obrigatoriamente deve ser uma mulher. Seu cargo é exclusivamente ritualístico mas, como todos os membros, tem a obrigação de ajudar em todas as atividades promovidas pelo Capítulo (festas, palestras, eventos etc). Ritualisticamente, tem uma
importância fundamental na cerimônia de iniciação, fazendo o trabalho mais complicado. Ela deve, também, preparar-se para assumir o cargo de Matriarca Assistente no futuro próximo (gestão seguinte). Por tudo isso, deve ser uma pessoa dinâmica e inteligente, que tenha facilidade para memorizar o trabalho de solo.

Condutora Assistente
O oitavo e último dos cargos eleitos. Os demais cargos são preenchidos por pessoas escolhidas pela Digna Matriarca eleita. A Condutora Assistente de um Capítulo deve, necessariamente, ser uma Irmã. Ela auxilia a Condutora na cerimônia de iniciação sempre que há mais de um candidato para receber os graus. O perfil é parecido com o da Condutora, mas o cargo é bem mais simples. Ela deve se preparar para tornar-se a Condutora no futuro próximo (gestão seguinte).

Capelã(o)
Pode ser uma Irmã ou um Irmão. Guia o Capítulo nas orações. É desejável que a pessoa tenha uma boa dicção, para que todos possam ouvir e entender bem as preces.

Chefe de cerimônias
Pode ser uma Irmã ou um Irmão. Informa os resultados de votações e também pode apresentar a bandeira nacional, se for designado a fazê-lo.

Organista (ou Musicista)
Pode ser uma Irmã ou um Irmão. É responsável pela parte musical da reunião, que é um 2 / 3 Perfil dos cargos de Oficial de um Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente importante acompanhamento da ritualística. Deve ter bom gosto e estar sempre atento para colocar as músicas nos momentos apropriados, no volume apropriado.

Guarda
Pode ser uma Irmã ou um Irmão. Seu posto é do lado de dentro da porta fechada, controlando a entrada e saída de pessoas de acordo com as ordens da Digna Matriarca, trabalhando em parceria com a Sentinela. É só seguir o Ritual.

Sentinela
Pode ser uma Irmã ou um Irmão. Seu posto é do lado de fora da porta fechada, controlando a entrada e saída de pessoas de acordo com as ordens da Digna Matriarca, trabalhando em parceria com o(a) Guarda. Quando o Capítulo está aberto, a Digna Matriarca pode dar ordens para que entre e assista a reunião, devendo se retirar para guardar as portas enquanto o Capítulo encerra seus trabalhos. É só seguir o Ritual.

As pontas da Estrela: Adah, Ruth, Esther, Martha e Electa
Esses cargos obrigatoriamente são ocupados por mulheres. Têm um importante papel durante a cerimônia de abertura do Capítulo e também durante a cerimônia de iniciação, que é o de transmitir os ensinamentos da Ordem. Então, é importante que saibam fazer a leitura com uma boa voz, para que todas as lições fiquem bem gravadas na mente dos iniciados. Devem saber fazer e descrever o sinal de seu cargo, dando também a palavra de passe.

Trabalho escrito por Rodrigo Sampaio Cravo, adaptado para o novo Ritual pelo Irmão Evandro Lecey

Fonte: site www.capitulomoralejustica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário