domingo, 16 de dezembro de 2012


FUNDAÇÃO E HISTÓRICO DO
CAPÍTULO LUZ DO POENTE Nº 27

Durante o ano de 2000, o então 1º Grande Vigilante da Grande Loja Maçônica do Estado do RGS, Irmão Johnson Bertoluci, juntamente com algumas Cunhadas e Irmãos da família maçônica da cidade de Bagé e de Porto Alegre, interessaram-se em construir algo com a finalidade de, através de seus trabalhos ritualísticos, ressaltar valores morais e espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo e dar suporte à “Ordem Internacional das Filhas de Jó”. Foi então que em setembro do mesmo ano fundaram o Capítulo Fronteira Sul nº 28 de Bagé.
Esta proposta foi bem aceita entre as Cunhadas e após várias reuniões foi conseguido número suficiente de interessados para fundar um Capítulo na cidade de Porto Alegre.
A Loja Hermanubis nº 34 aprovou por unanimidade a proposta de ser patrocinadora do Capítulo Luz do Poente.
No dia 09 de agosto de 2000, o Grão-Mestre Irmão José Wohlgemuth Koelzer Neto, da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, emitiu o Decreto nº 043-1999/2002, aceitou a formação de capítulos na sua Jurisdição; e recomendou às Lojas seu patrocínio, facilitação do uso de prédios e templos para realização das atividades dos Capítulos da Ordem da Estrela do Oriente.
Vencidas todas as etapas, no dia 1º de dezembro de 2001, com a entrega da Carta Constitutiva provisória, seguida de solenidade de iniciação, começou a história do Capítulo Luz do Poente, que através de muita persistência e união entre os membros e divulgando o seu trabalho conseguiu num curto espaço de tempo iniciar nove irmãs.

O grupo inicial trabalhou com afinco e dedicação, se empenhou na prática efetiva de benemerência auxiliando pessoas e entidades necessitadas, promoveu eventos, dentre eles, destacando-se o  1º Baile do Capítulo.


Na seqüência, após quase dois anos, uma comitiva do Capítulo dirigiu-se a São Paulo, onde recebeu a Carta Constitutiva, do Grande Capítulo Geral em 26/09/2003.
No ano de 2004, iniciaram mais irmãs e irmãos no Capítulo e tivemos a oportunidade de aprimorar os estudos sobre a Ordem e seus ensinamentos, buscando atingir os propósitos para o qual ela foi criada.
No ano seguinte, o Capítulo desenvolveu um trabalho profícuo iniciando mais membros. Neste período os estudos sobre a Ordem foram contínuos e os laços fraternais de irmandade solidificados.

Chegamos então em 2006, este foi um ano de muita paz, harmonia e fraternidade. O grupo se empenhou nos estudos sobre ritualística e simbologia, assim como, foi participativo em várias festividades do Capítulo, destacando-se a 1ª Feijoada da Amizade.

Ainda em 2006,  no mês de dezembro, o Luz do Poente juntamente com a Loja Compassos de Luz nº 201 de Porto Alegre, promoveu uma grande festa em comemoração ao 5º aniversário do Capítulo.

Em 2007, dando seguimento aos trabalhos desenvolvidos nos anos anteriores e aos objetivos da Ordem, novos membros foram iniciados trazendo consigo o espírito de harmonia e o desejo de trabalhar em prol de nossos propósitos. A realização do Chá do Capítulo e a famosa Feijoada da Amizade tiveram continuidade, assim como a praxe de dedicar à beneficência os redimentos dos eventos foi mantida.

Em 2008 a união de nosso grupo permaneceu inabalável e a cada encontro conseguimos renovar nossos laços de amor para seguirmos nossa jornada e dar continuidade ao nosso ideal.

No mês de novembro, recebemos a visita da Mais Grande Digna Diretora  e sua comitiva, o que muito nos orgulhou e nos fez acreditar que estamos no caminho certo construindo um amanhã melhor.
Durante este ano, o Chá e a Feijoada tiveram continuidade e o grupo realizou outra festa em parceria com a Loja Compassos de Luz – nº 201,  esta, para comemorar o 7º Aniversário do Capítulo.
Chegamos em 2009. Neste período os estudos foram priorizados e desenvolvidos de forma contínua, nossos laços fraternos foram fortalecidos e a paz e harmonia foram constantes.
Neste ano, recebemos da Grande Loja Maçonica do Estado do Rio Grande do Sul a oportunidade de divulgar a Ordem da Estrela do Oriente para os maçons da jurisdição, para isto, um grupo de Irmãs e Irmãos do Capítulo realizou uma belissíma apresentação das heroínas da Ordem na Grande Assembléia ocorrida em Santa Cruz do Sul.
Chegamos em 2010, durante este ano o trabalho de divulgação e crescimento da Ordem foi mantido e o Capítulo realizou a iniciação de 21 Irmãos. 2010 também foi um ano voltado a integração e união do grupo, sendo um período marcado por muitas reuniões, confraternizações e eventos especiais.

Neste ano, dos eventos realizados destaca-se a belíssima reunião ritualística de recepção dos Grandes Diretores do Grande Capítulo de São Paulo e da Deputada da Ordem pelo Estado do Rio de Janeiro e suas comitivas, bem como a viagem do grupo à Bagé por ocasião do 10º aniversário do Capítulo Fronteira Sul. Também foi marcante a realização do Baile Anos Dourados em parceria com as Lojas Compassos de Luz, nº 201 e Cidade de Imbé, nº 169.

O Ano de 2011 foi um muito especial, foi um período muito significativo para história do Capítulo. Durante este período os trabalhos e as atividades foram direcionados para organização da comemoração do 10º aniversário de fundação.

O grupo trabalhou com afinco, e a efeméride   “10 Anos de Luz”  foi marcada por uma belíssima Reunião Festiva e um magnífico jantar baile com música ao vivo. A comemoração do 10º aniversário foi perfeita nos mínimos detalhes e contou com a presença de Autoridades dos Estados de SP, MG e RS.
  


O Ano de 2012 foi uma proposta de Recomeço, continuando um caminho de transformação, com a consolidação da preocupação pelo Amor fraternal.
Definições administrativas como o Planejamento Estratégico e o primeiro esboço de Plano de Metas e Plano de Ação, foram a tônica sedimentada numa primeira Pesquisa de Satisfação.

Da mesma forma, buscaram-se incrementar a Docência e a Ritualística, bem como a beneficência, alavancas do progresso interior de todos e cada um dos membros do Capítulo.
Resta aguardarmos 2013 pleno de Amor e realizações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário