segunda-feira, 8 de abril de 2013



O VALOR DO GRUPO

Um homem que assiduamente comparecia às reuniões  de um grupo de amigos, sem comunicar a ninguém,  deixou de participar de suas atividades.

Depois de algumas semanas,  um amigo, integrante deste grupo,  decidiu visita-lo.

Era uma noite muito fria.

O amigo o encontrou na sua casa, sozinho, sentado diante da lareira, onde o fogo estava brilhante e acolhedor.

Adivinhando o motivo da visita do seu amigo lhe deu as boas vindas,  e aproximando-se da lareira lhe ofereceu uma cadeira grande enfrente à chaminé e ficou quieto, esperando.

 Nos minutos seguintes houve um grande silêncio.

Os dois homens somente admiravam a dança das chamas  em volta dos troncos de lenha que queimavam.

Depois de alguns minutos, o amigo examinou as brasas que se formaram e cuidadosamente escolheu uma delas,  a mais incandescente de todas, empurrando-a para fora do fogo.

Sentando-se novamente, permaneceu silencioso e imóvel.
O anfitrião prestava atenção a tudo, fascinado e quieto.
Dentro de pouco tempo a chama da brasa, solitária diminuiu, até que após um brilho momentâneo, seu fogo apagou num instante.

Dentro de pouco tempo,  o que antes era uma festa de calor e luz, agora não passava de um preto, frio e morto pedaço de carvão recoberto de uma espeça camada de cinza.

Nenhuma palavra tinha sido pronunciada desde a protocolar saudação inicial entre os dois amigos.

Antes de preparar-se para ir embora, movimentou novamente o pedaço de carvão, já apagado,  frio e inútil, colocando-o novamente no meio do fogo.


Quase que imediatamente voltou a desprender-se uma chama, alimentada  pela luz e o calor  das labaredas dos outros carvões em brasa ao redor dele.

Quando o amigo aproximou-se da porta para ir-se embora, seu anfitrião lhe disse:
Obrigado  pela tua visita e pelo belíssimo sermão . ...
Retornarei ao grupo de amigos que muito bem me fez.

Reflexão:

Aos membros de um grupo vale sempre lembrar-lhes que eles fazem parte da  “chama”  do grupo e que longe dela perdem todo o seu brilho.


Aos amigos de um grupo vale apena sempre lembrar –lhes que eles também são responsáveis de manter acessa a chama da AMIZADE entre cada um de seus membros e de promover a união entre todos eles, para que o fogo seja sempre  realmente forte, eficaz e duradouro.


Mensagem encaminhada pelo nosso Irmão:
José Wohlgemuth Koelzer Neto




Nenhum comentário:

Postar um comentário